Gestão para Resultados Exponenciais

resultados exponenciais teoria das restrições
resultados exponenciais teoria das restrições

Gestão para Resultados Exponenciais

Focar a gestão em alcançar resultados exponenciais é uma tarefa simples mas não necessariamente fácil!

Muitas vezes as empresas ficam presas em um dilema entre focar na saúde de curto prazo priorizando a estabilidade e previsibilidade da operação, por exemplo maximizando a utilização dos recursos e cortando investimentos, ou focar na saúde de longo prazo priorizando o crescimento da empresa, fazendo investimentos e permitindo uma capacidade protetiva por exemplo. Quando esse dilema não está bem endereçado entre as lideranças da empresa a harmonia também é prejudicada por as ações de gestão podem oscilar entre esses extremos.

Mas na verdade esse é um falso dilema. Crescimento é uma condição necessária para manter a estabilidade e a estabilidade é uma condição necessária para sustentar o crescimento. A ciência é definir as mesmas ações e prioridades de ajudem a empresa a criar uma vantagem competitiva significativa para competir em valor e simultaneamente implantar processos mais robustos e produtivos. E aqui a escolha da palavra foi proposital: ciência!

Para implantar uma gestão focada em resultados exponenciais é necessário utilizar processos de raciocínios científicos, que construam uma robusta lógica de causa e efeito, considerem o comportamento humano reagindo a incentivos e analise o sistema como um todo, não apenas implementando melhorias locais que apenas entregam resultados parciais e muitas vezes de curta duração.

Esses processos de raciocínio científico foram organizados pelo Dr. Eliyahu Goldratt, autor do livro A Meta e criador da TOC, Teoria das Restrições, após o desenvolvimento de inúmeras aplicações da TOC em operações, projetos, distribuição, varejo, finanças, vendas, inovação etc. A aplicação da metodologia de gestão da TOC permite que a empresa desfrute simultaneamente de crescimento, estabilidade e harmonia, colocando o foco da gestão naquilo que realmente precisa ser melhorado e não em tudo que pode ser melhorado.

Na maioria das vezes as empresas contam com potencial humano suficiente para acelerar seus resultados mas o desperdiça de forma não produtiva. O processo científico de focalização da Teoria das Restrições é eficaz e permite através de uma verbalização clara a sincronização dos esforços da empresa para atingir resultados exponenciais de forma muito mais rápida.

 

Artigo escrito por Aureo Villagra, Global Partner da Goldratt Consulting.

// Leia a seguir

Fique por dentro das últimas matérias que a Goldratt traz para você.

Novidades!

Receba atualizações sobre matérias e eventos no nosso site